O martírio de São Bartolomeu
Bartolomeu foi apenas um dos muitos mártires cristãos que sofreram uma morte horrível. São Lourenço foi assado vivo na grelha sobre brasas. Santa Eufêmia foi dada como alimento a leões e ursos. São Castulus foi enterrado vivo. O martírio foi uma medalha de honra para estes santos cristãos porque o seu sofrimento os aproximou de Cristo.
De acordo com a Lenda Dourada, escrita por Jacobus durante o século 13 dC, Bartolomeu ganhou seu terrível martírio por converter um rei na Índia/Pérsia/Armênia. Como um dos apóstolos de Cristo, Bartolomeu viajou pelo mundo espalhando a mensagem do Cristianismo.
Em sua viagem, Bartolomeu expulsou vários demônios, convencendo o rei Polêmio a se converter ao cristianismo. A missão religiosa de Bartolomeu enfureceu o irmão do rei, que ordenou o fim do apóstolo. O texto explica como o irado irmão arrancou as roupas de Bartolomeu, ordenou que ele fosse espancado e ordenou que seus subordinados esfolassem o apóstolo vivo.
A história de São Bartolomeu apareceu em muitos textos. Um, de São Teodoro Studita, que escreveu no século 11 dC, usou uma metáfora animal para descrever a morte do santo. “Depois que ele passou por uma dor tão grande e intolerável”, explicou Theodore, “ele foi interpretado pelo iníquo, à maneira de uma bolsa de couro”.
De acordo com São Doroteu, Bartolomeu não foi esfolado, mas morreu de uma crucificação de cabeça para baixo. Ambrósio e São Teodoro registraram que Bartolomeu foi esfolado, mas Teodoro afirma que a história aconteceu na Albânia, e que o santo teve sua cabeça removida após ser esfolado. Outras fontes dizem que apenas a última punição ocorreu.
A maioria das imagens do martírio de Bartolomeu concentra-se no esfolamento, muitas vezes concentrando-se no momento em que a pele do santo é puxada pela primeira vez de seu músculo. Mas alguns incluem a remoção de sua cabeça. Outra iluminura do século XIV dC mostra a esfola do santo de um lado da página e a decapitação do outro. Nesta última imagem, o santo esfolado usa a pele em volta do pescoço como um manto.
O sacrifício dos mártires cristãos liga-os a Cristo, que demonstrou a sua fé religiosa aceitando o sofrimento. Jesus foi o primeiro mártir cristão. E ao sofrer pela sua fé, os mártires posteriores, incluindo Bartolomeu, sacrificaram-se como Cristo.
Fontes: Biblioteca & Museu Morgan; Archaeo-histories
Imagem: Detalhe do Martírio de São Bartolomeu, das miniaturas da Casa de Anjou da Hungria, 1325-1335 dC.
Bizarro! Um tempo de muita crueldade.
ResponderExcluir